Publicidade

 Cebola por estado


Você está vendo Cebola em Corumbiara

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Foram encontrados 0 anúncios de Cebola na cidade de Corumbiara em Rondônia.

Clique no menu ao lado para consultar Cebola em outra região.
Rondônia
X
Corumbiara
X
Anterior
Página 1 de 1
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Cebola em Corumbiara/RO

Detalhes sobre a cidade de Corumbiara

Originou do NUAR Nova Esperança, integrante do Projeto de Colonização Paulo de Assis Ribeiro / INCRA. Tornando-se destacado núcleo agropecuário, com expressivo desenvolvimento sócio-econômico, foi elevado a município pela Lei n.º 377, de 13 de fevereiro de 1992, com a denominação de Corumbiara em homenagem a esse importante rio afluente da margem direita do rio Guaporé.


Recursos hídricos

A riqueza natural de corumbiara atraiu a atenção de pesquisadores da Unir – Universidade Federal de Rondônia, que se propuseram a estudar e levantar a situação sócio-ambiental da área. Resultados preliminares indicam que a má utilização dos recursos naturais pode levar a região a um colapso ambiental. Principalmente no que tange à parte de recursos hídricos.

A pesquisa conta com a atuação de pesquisadores ligados a vários centros de pesquisa, entre eles dois laboratórios da Unir: o Labogeopa (Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental), ligado ao Departamento de Geografia, e o GSM – CDR (Grupo de Simulação e Modelagem – Centro de Desenvolvimento Regional), ligado ao Departamento de Informática. Nas regiões em torno de cada uma das cidades está praticamente tudo desmatado”, disse o professor doutor Sérgio Luis de Medeiros, economista ligado ao Departamento de Informática da Unir. “Em termos hídricos a situação é caótica e demanda ações emergenciais para fomentar a recuperação das áreas degradadas ao longo dos rios e, principalmente, nos entornos das nascentes”, emenda a professora mestre Eleonice de Fátima Dal Magro, do campus da Unir em Cacoal e cujos estudos hídricos na região da bacia do rio Corumbiara deverão lhe render o título de doutorado. “Trata-se de uma região com enorme potencial hídrico e que exerce grande influência no rio Guaporé. Se ficar como está, as perspectivas são péssimas já no médio prazo. Quanto mais o tempo passa, mais remotas ficam as chances de reversão do quadro”.


Dados gerais

A população total do município era de 10.459 de habitantes, de acordo com o censo demográfico do IBGE (2000). Sua área é de 3.060,32 km² representando 1.2881% do Estado, 0.0794% da região e 0.036% de todo o território brasileiro. Seu IDH é de 0.668 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)


Demografia

As informações populacionais foram baseadas nos censos demográficos realizados pelo IBGE nos anos de 1970, 1980, 1991 e 2000. Além disso, também é possível encontrar as estimativas dos anos de 2001, 2002 e 2003, somente para os municípios. A metodologia utilizada pelo IBGE em relação à população residente total, por sexo e situação de domicílio é referente aos moradores habituais em cada residência. O recenseamento dos moradores habituais do domicílio que estavam ausentes na data de referência é apresentado respeitando a presença inferior a 12 meses na residência em relação à data em que foi feito o recenseamento.

Já o cálculo para a estimativa populacional respeita uma série de equações estatística desenvolvidas pelo IBGE na década de 90 dispostas abaixo.

Metodologia adotada nas estimativas populacionais municipais:

O modelo adotado para estimar os contingentes populacionais dos municípios brasileiros emprega metodologia desenvolvida pelos demógrafos Madeira e Simões, onde se observa a tendência de crescimento populacional do município, entre 2 Censos Demográficos consecutivos, em relação à mesma tendência de uma área geográfica hierarquicamente superior (área maior).

O método requer a existência de uma projeção populacional, que leve em consideração a evolução das componentes demográficas (fecundidade, mortalidade e migração), para uma área maior que o município, quer dizer, para a Unidade da Federação, Grande Região ou País. Desta forma, o modelo matemático desenvolvido estaria atrelado à dinâmica demográfica da área maior.

Mais detalhes sobre Corumbiara

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado