Publicidade

 Alimentos em Geral por estado

 Alimentos em Geral por cidade

Alimentos em Geral

Você está vendo Alimentos em Geral em Paracatu

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Foram encontrados 0 anúncios de Alimentos em Geral na cidade de Paracatu em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Alimentos em Geral em outra região.
Minas Gerais
X
Paracatu
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Alimentos em Geral em Paracatu/MG

Detalhes sobre a cidade de Paracatu

O antigo Arraial do Paracatu foi erigido em Vila por Alvará régio de D. Maria, Rainha de Portugal, de 20 de outubro de 1798, atendendo a consulta do Conselho Ultramarino. Pertencia à Comarca do Rio das Velhas com sede em Sabará e passou a denominar-se Vila do Paracatu do Príncipe. No mesmo alvará foi criado na vila o lugar de Juiz de Fora, Civil, Crime e Órfãos "com os ordenados e emolumentos que vence o Juiz de Fora de Marianna."

Por Carta régia de 4 de março de 1799 "Sua Majestade foi servida fazer Mercê ao Bacharel José Gregório de Moraes Navarro do lugar de Juiz de Fora" da villa de Paracatu, tomou pose em 14 de dezembro de 1799. A primeira Câmara Municipal foi empossada em 18 de dezembro de 1799 e dela faziam parte os vereadores sargento-mor Manuel José de Oliveira Guimarães, Francisco Dias Duarte, o capitão José da Silva Paranhos e o procurador da Câmara Luís José de Carvalho.

Segundo a Revista do Arquivo Público Mineiro no ano de 1800 a vila possuía ao todo 17.450 habitantes, destes 1.935 eram brancos, 6.335 mulatos livres, 3.637 eram negros livres, haviam ainda cativos 327 mulatos e 5.216 negros.

Ciro Cruz, ao confessar sua paixão pela cidade natal, designou-a "A Flor do Cerrado do Brasil Carnaval. Saudosos 'Seo' Gentil e Zé Bambau!"


Geografia
Hidrografia

O principal rio de Paracatu é o rio que dá nome ao município e que pertence à bacia do São Francisco. A região é relativamente seca, tendo sido necessário, para incentivar a agropecuária na região, a construção de imensos canais de irrigação para a instalação de pivôs centrais (projeto conhecido como Entre Ribeiros).

Também há o Rio São Marcos, divisor interestadual com o município goiano de Cristalina.

Vegetação

Predomina em Paracatu a vegetação típica do cerrado, com matas de galeria à beira de rios.


Economia

Destaca-se em Paracatu a produção agropecuária (principalmente a produção de soja, milho e feijão e a criação extensiva de gado nelore) e a extração de minérios, principalmente o ouro (no Morro do Ouro), o que é feito pela empresa RPM, controlada atualmente pela multinacional Kinross.

É conhecida como a Terra da Gabiroba, tendo em vista a enorme quantidade dessa fruta no cerrado, principalmente na beira das rodovias.


A cidade

Paracatu é conhecida na região não só por ser a maior cidade da região, mas também por ser o centro econômico e cultural na região. A cidade possui um centro comercial relativamente ativo, a região central histórica é menos ativa, e o centro hoje é mais ao norte, e no entorno da rodovia. Também a cidade recebe, e cada vez mais, estudantes de toda a região, seja para estudar na FINOM ou na Faculdade Atenas, como, mais recentemente no CEFET campos de Paracatu. Isso tem levado a cidade á um crescimento maior que as outras da região.

Mais detalhes sobre Paracatu

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado