Publicidade

 Alimentos em Geral por estado

 Alimentos em Geral por cidade

Alimentos em Geral

Você está vendo Alimentos em Geral em São Gonçalo do Rio Abaixo

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Foram encontrados 0 anúncios de Alimentos em Geral na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Alimentos em Geral em outra região.
Minas Gerais
X
São Gonçalo do Rio Abaixo
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Alimentos em Geral em São Gonçalo do Rio Abaixo/MG

Detalhes sobre a cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo

O Arraial que deu origem ao núcleo urbano do município de São Gonçalo do Rio Abaixo, teve seu início ao alvorecer do século XVIII com a fixação do fenômeno bandeirante. Em 1704 o desbravador Antônio Bueno encontrou minas ricas e abundantes, ao longo do Ribeirão Santa Bárbara trajeto do qual originou São Gonçalo entre 1710 a 1720. Em 1831, Manoel Dias de Freitas, juiz de paz, relatava um número de 2834 habitantes sendo 1750 livres e 1084 cativos. A localidade contava com conjunto arquitetônico de antigas fazendas, 13 engenhos de cana, 3 fábricas de ferro e 8 mineiros. Sua vocação aurífera era explorada por ingleses ao longo do Ribeirão Santa Bárbara e suas terras compunham-se de pequenas planícies e campos de criar.

O nome da cidade tem estreita relação com a origem das famílias Aranda, Moreira e os Barcelos Costa, estes de origem portuguesa, visto que São Gonçalo do Amarante é santo Português.

Em primeiro de junho de 1850, o antigo curato de São Gonçalo do Rio Abaixo filial da matriz de Santa Bárbara foi elevado a paróquia e seu primeiro vigário foi Manuel Antônio de Souza Vinagre.

Sua emancipação ocorreu em 30 de dezembro de 1962.


Localização

São Gonçalo do Rio Abaixo está a 84 km da capital mineira, Belo Horizonte, e é centro geográfico de convergência das principais cidades da região: está a 26 km de João Monlevade, 33 km de Itabira e 22 km de Barão de Cocais. A posição geográfica da cidade é um privilégio e outro fator relevante é a rodovia BR 381, que corta a cidade e é a principal ligação de Minas Gerais com o litoral brasileiro, prova disso são as festas promovidas na cidade que estão sempre com recorde de público.

A localização do município beneficia comerciantes e empresários devido ao escoamento rápido e fácil da produção. Por meio das rodovias que passam pelo município é possível chegar em apenas 1:30h ao Aeroporto Internacional de Confins, o maior do Estado, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte. A apenas 20 km da cidade passa a Estrada de Ferro Vitória a Minas, ligação ferroviária entre Belo Horizonte e Vitória que possibilita levar a produção de São Gonçalo e de outras cidades do Estado diretamente ao Porto de Tubarão, sendo essa mais uma alternativa para o escoamento, comercialização e exportação de produtos.


Economia

Além da agropecuária, a região é também um pólo industrial. Provas disso são as grandes empresas que operam próximas a São Gonçalo do Rio Abaixo. A menos de 30 km está uma usina siderúrgica da Arcelor-Mittal, a 120 km estão a Usiminas e a Acesita e a 40 km está instalada uma unidade da Gerdau. Porém, a atividade mineradora se sobressai. Em São Gonçalo está localizada a maior mina do mundo em capacidade inicial de produção de minério de ferro, pertencente à Companhia Vale do Rio Doce. Em uma raio de 70 km nesta região, a empresa mantém em operação pelo menos mais oito minas. No município de São Gonçalo do Rio Abaixo as principais culturas são o milho, o feijão, a horticultura e a fruticultura. Na pecuária, merecem destaque o elevado padrão genético do rebanho bovino e o gado leiteiro. Os setores de comércio e serviços no município tem segmentos bastante variados.

Indústria e Extrativismo

O extrativismo mineral em São Gonçalo do Rio Abaixo está representado pela Pedreira Brito e pela Vale. A Pedreira Brito, instalada as margens da BR 381, produz pó de pedra, pedra e brita de gnaes, sendo a sua produção comercializada em toda a região. A extração está autorizada por 10 anos pelos órgãos competentes, sendo possível a renovação da autorização por períodos maiores. O extrativismo vegetal está ligado à presença da CENIBRA, empresa produtora de celulose, que possui no município uma área total de 7.494,72 hectares e uma área de floresta de eucaliptos de 3.834,74 hectares. Há ainda a confecção de roupas e a agroindústria, que oferece inúmeros produtos como aguardente, biscoito, doces, fubá, queijos, rapadura, madeira e carvão.

Mais detalhes sobre São Gonçalo do Rio Abaixo

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado