Publicidade

 Defensivos Agrícolas por estado

 Defensivos Agrícolas por cidade

Defensivos Agrícolas

Você está vendo Defensivos Agrícolas em Pirapora

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Foram encontrados 0 anúncios de Defensivos Agrícolas na cidade de Pirapora em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Defensivos Agrícolas em outra região.
Minas Gerais
X
Pirapora
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Defensivos Agrícolas em Pirapora/MG

Detalhes sobre a cidade de Pirapora

Seu nome tem origem indígena, os índios Cariris, que habitou as margens do Rio São Francisco onde fica a cidade, e significa "Salto do Peixe". Isso se deve ao fato de, no período da piracema, período de reprodução dos peixes, eles saltarem para vencer as corredeiras do rio à procura de locais calmos para a desova.

O município teve, há algumas décadas, uma importante função como centro econômico e entroncamento de transporte intermodal da região norte e noroeste do estado. Com a perda do seu antigo aeroporto e de suas linhas aéreas regulares, da estação ferroviária e do trem diário para a capital do estado e da navegação pelo Rio São Francisco, com barcos para Juazeiro, no estado da Bahia e Petrolina, em Pernambuco, perdeu a maior parte dessa função, atualmente preenchida, principalmente, pela cidade de Montes Claros.

Incoerentemente com o processo desse declínio, houve um super crescimento industrial do município, com suas indústrias exportando para países em quase todos os continentes, atualmente. Seus principais produtos são: ligas de alumínio, ligas de ferro, tecidos e uvas. A pesca e o turismo também fazem parte da economia local. Pirapora é o segundo maior pólo de industrialização do Norte de Minas Gerais, sendo classificada, portanto, como uma cidade de porte médio em relação a sua estrutura e funcionabilidade dentro de sua microrregião, isto é, sua capacidade de produção e prestação de serviços.

O município está posicionado na interseção das coordenadas: latitude 17°21’55” ao sul da linha do Equador, e longitude 44°56’59” a oeste do Meridiano de “Greenwich”, inserido na microrregião Norte do Estado de Minas Gerais, na margem direita da zona do Alto Médio São Francisco, ocupando uma área territorial de 581 km² e se destacando como pólo microrregional.

Pirapora encontra-se inserida na área de jurisdição da ADENE - extinta SUDENE e tem como entidade de representação político-administrativa regional a AMMESF - Associação dos Municípios do Médio São Francisco. A microrregião de Pirapora é constituída por nove cidades: Buritizeiro, Várzea da Palma, Ibiaí, Jequitaí, São Romão, Lassance, Riachinho, Santa Fé de Minas e Lagoa dos Patos, tem sob sua área de influência, aproximadamente 23.113 km² e uma população superior a 150.000 habitantes. O município tem uma economia sólida que o diferencia de outras cidades vizinhas, como pólo industrial, prestador de serviços e gerador emprego e renda. Situada a 370 km ao norte de Belo Horizonte, Pirapora marca o ponto inicial da navegação no rio São Francisco. Segundo maior centro industrial da região mineira do Vale do São Francisco. Cidade de praia fluvial e cachoeiras, atrai turistas de Montes Claros (170 km) Brasília (520 km) e Belo Horizonte. Tem um carnaval animado em fevereiro e outro carnaval temporão igualmente movimentado. Sua praia apresenta águas cristalinas de junho a outubro. Possui porto fluvial e agora volta a possuir o Vapor para passeios e viagens turísticas. Sua população é de pouco mais de 52 mil habitantes. Possui comércio movimentado, 05 agências bancárias. A indústria têxtil e metalurgia são as principais empregadoras de mão-de-obra fabril. Pirapora aguarda a sua visita!


Formação administrativa

O Distrito de Pirapora foi criado em 1847, no Município de Várzea da Palma, e seis anos depois, em 1853, foi anexado ao Município de Curvelo; passou, em 1783, a integrar o Município de Jequitaí e voltou a pertencer a Curvelo em 1875. Em 1884 foi novamente anexado a Jequitaí. Em decorrência da Lei provincial n.° 44, perdeu a condição de distrito, reconquistando-a em 1891, pela Lei estadual n.° 2, de 14 de setembro, que criou novamente o distrito com o nome de São Gonçalo das Tabocas e sede na povoação de Pirapora. Em 30 de agosto de 1911, foi criado o Município pela Lei estadual n.° 556, e quatro anos depois, em 18 de setembro de 1915 (Lei n.° 663), a sede municipal ganhou foros de cidade. Segundo a divisão administrativa vigente, o município é constituído de dois distritos: Pirapora e Buritizeiro. Até 1936 Pirapora foi termo da Comarca de Curvelo. A comarca de Pirapora foi criada pelo Decreto n.° 545, de 19 de março de 1936. De acordo com a divisão judiciária vigente, estão a ela subordinados os termos de Jequitaí, Lassance e Várzea da Palma. Clima tropical predominante.

Mais detalhes sobre Pirapora

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado