Publicidade

 Diversos por estado

 Diversos por cidade

Diversos na cidade de Lagoa Seca na Paraíba

Foram encontrados 0 anúncios de Diversos na cidade de Lagoa Seca na Paraíba.

Clique no menu ao lado para consultar Diversos em outra região.
Paraíba
X
Lagoa Seca
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Diversos em Lagoa Seca/PB

Detalhes sobre a cidade de Lagoa Seca

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 25.997 habitantes. Seu clima é o tropical úmido, com temperatura média anual em torno de 22°C, sendo a mínima de 18°C e a máxima de 33°C. A cidade é limitada pelos municípios de Campina Grande, Massaranduba, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Montadas, Puxinanã e Esperança (apenas 100 m. de limite).

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[6] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.


História

A origem do nome Lagoa Seca é permeada por várias versões, a mais precisa é atribuída à existência de um engenho com essa denominação, de propriedade do Coronel Vila Seca. Como homenagem ao Coronel surgiu o nome da cidade. Em uma versão popular um fato ocorrido na Rua João Lourenço Porto, onde existia uma lagoa, que se encontrava sempre seca originou o nome. Certo dia uma mulher bem vestida escorregou na lagoa e exclamou: "Como pude escorregar em uma lagoa seca!". Os comentários se propagaram na região, batizando o município.

Os primeiros habitantes de Lagoa Seca foram os índios "Bultrins". O início de sua povoação se deu em outubro de 1929, e teve como fundador Cícero Faustino da Silva. Sua elevação à categoria de vila ocorreu em 1933, período no qual foi nomeada de "Vila de Ipuarana" (origem indígena) IPU=lagoa e ARANA=ruim, seca. Surge daí mais uma versão para o nome do município. A cidade também já foi chamada de Lama da Gata e Tarimba.

Entre 1939 e 1940, frades franciscanos procedentes da Alemanha, Lamberto Hotting, Pedro Westerman e Manfredo Ponterburg construíram um grande seminário, hoje Colégio Seráfico de Santo Antônio (Convento de Ipuarana), dando impulso à formação da vila.

O distrito foi criado em 1934 e o município desmembrou-se de Campina Grande com sua emancipação política em 4 de janeiro de 1964. A cidade possui os seguintes distritos: Chã do Marinho, Floriano, São Pedro (Campinote), Alvinho e Jenipapo.

O censo demográfico de 1996 cadastrou 23.002 pessoas residindo em Lagoa Seca, destes 11.620 são do sexo feminino e 11.382 do sexo masculino. Uma parte significativa da população reside na zona rural. A densidade media da população é de 173 hab/ km².


Turismo

A imagem da Virgem dos Pobres está situada na entrada da cidade, para onde convergem, em romaria, inúmeros fiéis nos domingos e dias santificados.

Os eventos religiosos destacam-se como uma importante manifestação cultural e turística. A principal festa da cidade é a da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizada no dia 18 de novembro. No dia 13 de junho ocorre a tradicional procissão de Santo Antônio, e em 4 de outubro a procissão de São Francisco.

Mais detalhes sobre Lagoa Seca

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado