Publicidade

 Diversos por estado

 Diversos por cidade

Diversos na cidade de Pirapora do Bom Jesus em São Paulo

Foram encontrados 0 anúncios de Diversos na cidade de Pirapora do Bom Jesus em São Paulo.

Clique no menu ao lado para consultar Diversos em outra região.
São Paulo
X
Pirapora do Bom Jesus
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Diversos em Pirapora do Bom Jesus/SP

Detalhes sobre a cidade de Pirapora do Bom Jesus

Tornou-se município em 1959, quando se emancipou de Santana de Parnaíba.


Demografia

Historia História de Pirapora do Bom Jesus

Pirapora do Bom Jesus, o último município da Grande São Paulo banhado pelas águas do Rio Tietê, situa-se na Região Oeste da Grande São Paulo, a 54 quilômetros da Praça da Sé, com uma população aproximada de 15 mil habitantes e 99 km² de extensão territorial, com clima tropical e a 668 metros acima do nível do mar. Foi fundada em 25 de maio de 1730 e oficializada em 06 de agosto de 1730. A sua emancipação política se deu em 31 de dezembro de 1958.

Origem

A origem do seu nome vem do Tupi Guarani que significa Peixe (Pira) que pula (Pora), pois os peixes na desova tentavam pular para cima da cachoeira. Em 1725, a imagem de madeira do Senhor Bom Jesus, Santo Padroeiro da cidade foi encontrada numa corredeira, apoiada numa pedra do Rio Tietê, por José Almeida Naves, dando origem ao 1º Centro Cristocêntrico do Brasil.

Encontro da Imagem

A história narra que José Almeida Naves decidiu transportar a imagem para o município de Santana de Parnaíba, quando o carro de seis juntas de bois atolou na estrada. Contam os relatos que vários homens tentaram em vão retirá-lo, quando se acercou um surdo-mudo destes homens e disse: “coloquem uma só junta e a imagem voltará de onde saiu”. Os homens seguiram seu conselho e o carro saiu do atoleiro. Pasmos eles ficaram, pois este surdo-mudo nunca falara antes. No local onde aconteceram os fatos, foi erguida uma capela e esta notícia se espalhou rapidamente. Iniciaram-se assim as primeiras romarias, com os devotos cumprindo suas promessas e banhando-se nas águas milagrosas do “Beco do Rio Santo”. Desde então, a cidade vem recebendo um grande número de romeiros, tanto em datas religiosas, quanto nos finais de semana.

Importância do Tietê

Pirapora do Bom Jesus é banhado pelo Rio Tietê, antigo Rio Anhembi e este fator foi de extrema importância na fundação do município. Em suas águas, originou-se o nome da cidade, navegou a Imagem Milagrosa do Padroeiro e durante muitos anos foi fator de contribuição para desenvolver o povoamento da região, servindo como via de transporte e comunicação, gerando energia, doando seus peixes para sustento dos habitantes e animais, irrigando a vegetação, proporcionando lazer ao deslizar carinhosamente os barquinhos e cedendo sua beleza paisagística para encantar a visão de quem visita a cidade. A Serra do Ivoturuna, tombada pelo CONDEPHAAT, rodeia a cidade com as belezas naturais de sua altitude, flora e fauna. Seu nome significa “Montanha Negra” e foi atribuído pelos índios devido à cobertura de vegetação de tonalidade escura, que em determinadas épocas do ano chegava a “escurecer” a paisagem do entorno do povoado. Possui nascentes de água e cachoeiras, inclusive vertentes que abastecem Pirapora. Devido a sua altitude, pode se avistar todo o município, além de cidades vizinhas até a Rodovia Castello Branco.

fonte: www.piraporadobomjesus.gov.sp.br

A população estimada em 2009 era de 15.706 habitantes e a área é de 108 km², o que resulta numa densidade demográfica de 127,43 hab/km².

Dados do Censo - 2000

População total: 12.395

Urbana: 12.388Rural: 7Homens: 6.210Mulheres: 6185

Densidade demográfica (habitantes/km²): 111,77

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 19,88

Mais detalhes sobre Pirapora do Bom Jesus

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado