Serviços na cidade de Fraiburgo em Santa Catarina

Foram encontrados 1 anúncios de Serviços na cidade de Fraiburgo em Santa Catarina.

Clique no menu ao lado para consultar Serviços em outra região.
Santa Catarina
X
Fraiburgo
X

Terceirização de colheita

Colhemos sua safrinha em todo o Brasil. São 19 anos de experiências.John Deere S660 ano 2017, plataforma 17  de 45 cm. Com pilotoJohn Deere STS9470 ano 2010, plataforma 12 linhas

Preço: R$ 0,01

Fraiburgo/SC
Anterior
Página 1 de 1
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Serviços em Fraiburgo/SC

Detalhes sobre a cidade de Fraiburgo Portal da cidade

A região onde atualmente situa-se o municio de Fraiburgo era originalmente coberta por florestas nativas repletas de araucárias, típicas das paisagens do sul do Brasil. Acredita-se que os povos indígenas que habitavam a região eram das tribos Kaigang e Xokleng.

O povoamento do planalto de Santa Catarina se tornou mais intenso com o fluxo de fugitivos remanescentes de vários conflitos como a Revolução Farroupilha (1835-1845), Guerra do Paraguai (1864-1870), e Revolução Federalista (1893-1895). Surgiram então grandes fazendas por posse de terras devolutas e compra de antigas posses. Duas destas fazendas foram importantes na criação do município de Fraiburgo: a Fazenda Butiá Verde a a Fazenda Liberata. Como na época a divisa entre as fazendas Butiá Verde e Liberata não estava bem definida, gerando assim dúvidas sobre quem seria o verdadeiro proprietário do terreno, isto acabou gerando conflitos e a área entre as fazendas passou a ser conhecida como "Campo da Dúvida" [5].

A família Frey, originária da Alsácia, chegou à região em 1919 atraída pelo ciclo de exploração da madeira e instalou ali uma serraria. A família abriu as primeiras ruas e construiu uma barragem que deu origem a um lago artificial, o Lago das Araucárias, um dos cartões postais da cidade. A região se desenvolveu rapidamente e se tornou distrito em 1949 e cidade em 1961, desmembrando-se de Videira e Curitibanos. Com a diminuição das matas devido à exploração da madeira, os colonizadores começaram a buscar alternativas econômicas.

Nesta busca de alternativas, começou-se a produzir mudas frutíferas europeias, fato que deu início à transformação da economia de Fraiburgo e a transformou na Terra da Maçã. A maçã foi a fruta que melhor se adaptou ao clima da região.


Economia

Inicialmente a economia de Fraiburgo estava baseada em serrarias [6]. As densas florestas que cobriam a região consistiam principalmente de imbuia, cedro, canela, erva mate, e a exuberante araucária [7]. Estas florestas representam a paisagem típica do sul do Brasil apesar do desmatamento indiscriminado das últimas décadas. Uma reviravolta na economia ocorreu devido a escassez de madeira, a implementação de leis ambientais e a conscientização do povo. Como resultado, a agricultura se tornou a fonte predominante de riqueza juntamente com a produção de papel, celulose e móveis produzidos com madeiras de reflorestamento. Os projetos de reflorestamento introduziram o pinus elliottii na região.

O cultivo da maçã transformou a economia da região e atualmente Fraiburgo é responsável por 60% da produção de maçãs do estado de Santa Catarina. A cidade também é uma grande produtora de mel - são 15 mil colméias, que polinizam mais de 7 milhões de macieiras.


Geografia
Mais detalhes sobre Fraiburgo

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado