Japira - Paraná - Informações sobre a cidade

Município de Japira
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Brasão Bandeira
Hino
Aniversário
Fundação 1951
Gentílico japirense
Lema
Prefeito(a) João Renato Custódio (PMDB)
(2009 – 2012)
Localização

23° 48' 46" S 50° 08' 20" O23° 48' 46" S 50° 08' 20" O
Unidade federativa  Paraná
Mesorregião Norte Pioneiro Paranaense IBGE/2008
Microrregião Ibaiti IBGE/2008
Região metropolitana
Municípios limítrofes Pinhalão, Jaboti, Conselheiro Mairinck, Ibaiti, Jundiaí do Sul
Distância até a capital 199.6437 km
Características geográficas
Área 189,139 km²
População 4.797 hab. est. IBGE/2009
Densidade 26,2 hab./km²
Altitude 660 m
Clima subtropical Cfa
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,706 médio PNUD/2000
PIB R$ 191.772 mil IBGE/2005
PIB per capita R$ 38.797,00 IBGE/2005

Japira é um município brasileiro do estado do Paraná. Possui o segundo maior PIB per capita do estado.

Índice

História

Japira era parte integrante do município de Tomazina.

Em 1923 o coronel Joaquim Pedro de Oliveira era dono de extensa área de terras entre os rios Laranjinha e das Cinzas. No ano seguinte sua propriedade rural seria cortada pelos trilhos de aço da estrada de ferro que correria no sentido meridional, e o coronel fez doação de determinada área de terras para a construção de uma estação ferroviária.

A estação ferroviária de Japira foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1924, com de nominação sugerida pelo engenheiro Francisco Bittencourt.

Não demorou e ao redor da estação foram construídas dezenas de casas, que aumentavam gradativamente, com o passar dos anos. A lei nº 93, de 19 de setembro de 1948, criou o Distrito Administrativo de Japira, jurisdicionado ao município de Tomazina.

Em 14 de novembro de 1951, pela lei nº 790, foi criado o município de Japira. As primeiras eleições deram-se a 9 de novembro de 1952, ocasião em que o coronel Joaquim Pedro de Oliveira elegeu-se prefeito municipal.

Para o pesquisador José Carlos Veiga Lopes, “segundo informação da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, a estação foi inaugurada em 1º de abril de 1925. Pela Lei de 1948 foi criado o Distrito Judiciário e não o Administrativo”

Geografia

Possui uma área é de 189 km² representando 0,0949 % do estado, 0,0336 % da região e 0,0022 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 23°48'46" sul e a uma longitude 50°08'20" oeste, estando a uma altitude de 660 metros. Sua população estimada em 2005 era de 4.943 habitantes.

Ferrovia

O ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe começou a ser construído nos anos 20, partindo da estação de Wenceslau Braz, no ramal do Paranapanema, segundo consta com a intenção de atingir as minas de carvão na região de Figueira e Cambuí, após Barra Bonita (Ibaiti).

A estação de Japyra foi inaugurada em 1925, como estação de 3ª classe, mas já estava concluída desde 1924 (Relatório da RVPSC, 1924). Nessa época, em Japira existia uma das maiores serrarias da região, a Oliveira & Cia., além de máquinas beneficiadoras de algodão e café. Era parte integrante do município de Tomazina. Hoje, quase oitenta anos depois, nada restou da estação, nem há nenhum sinal visível de que houve um dia uma ferrovia naquela cidade. A ferrovia deixou de funcionar em 1968 e o prédio da Prefeitura foi construído no local da antiga estação. A estação de Japira tinha a mesma planta da estação de Mallet. Ela ficava um pouco abaixo do atual prédio da Prefeitura. Esta hoje se encontra em cima do antigo viradouro que terminava bem em frente à porta da igreja. A estação ficava um pouco abaixo, onde hoje é a rua e minha tia era a agente do correio. Houve um período em que a Sorocabana emprestou a 222, o breque, os carros de segunda e o de primeira. O misto na época do carvão descia com muitas gôndolas de carvão com o guarda freio. Japira produziu muita madeira de pinho e café e além dos trens de passageiros, circulavam também trens extras. Em Japira, na época, o misto partia de Wenceslau Braz às 15:00 a passava em Japira às 17:40 horas e no retorno pela manhã, às 8:40 horas. Duas locomotivas, a 637 e 643 faziam o percurso, com carro correio, segunda e primeira classes. A baldeação com o misto de Ourinhos a Jaguariaiva (locomotivas 700) em Wenceslau era às 11:00. Na época de carga e carvão, havia os guarda freios em cima de vagões e gôndolas.

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Estação de trens de Japyra.

Origem do nome da cidade

Os primeiros desbravadores sempre avistavam uma ave de coloração preta e avermelhada que os índios chamavam de Japuyra então o nome Japira foi inspirado nesta ave, que habitava abundantemente a região na época da criação do município. O pássaro tem o nome de GUACHE JAPUYRA, daí a derivação JAPIRA. A estação de trem passou a chamar-se estação de “Japyra”; e mais tarde se tornou o nome da cidade.

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 4.901

Densidade demográfica (hab./km²):

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil):

Expectativa de vida (anos):

Taxa de fecundidade (filhos por mulher):

Taxa de alfabetização:

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,706

Administração

Cidadãos ilustres

Ademir Vigilato da Paixão:Cartunista da Gazeta do Povo.

Fotos

Quem nasce em Japira é japirense
Fonte: Wikipédia
Previsão do tempo em Japira/PR

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